Projetando um Sistema Web com Dashboards para Promover a Divulgação de Conhecimento e Resultados de Pesquisas na Educação

Autores

  • Francielle Rodrigues Lindoso UFMA
  • Maria Clara Serra Paz UFMA
  • Ingrid Coelho Carvalho UFMA
  • Sabryna Rodrigues Araújo UFMA
  • Alex Oliveira Barradas Filho Barradas Filho UFMA
  • Mikele Candida S. de Sant’Anna UFMA
  • Davi Viana UFMA
  • Luis Rivero UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.145003

Palavras-chave:

Projeto de Pesquisa Educacional, Sistema Web, Dashboard, Projeto de Interface

Resumo

O acompanhamento contınuo de projetos de pesquisa de ensino é útil para avaliar seu progresso de maneira transparente e apoiar a tomada de decisões. Embora as agencias financiadoras e os interessados tenham acesso aos resultados de projetos de pesquisa por meio de relatórios, uma apresentação mais dinâmica pode ajudar na apropriação desses resultados pela sociedade civil. Nesse sentido, dashboards são ferramentas que utilizam interação e apresentação visual para exibir indicadores e métricas, melhorando a compreensão dos dados. Este artigo descreve: (a) a aplicação de técnicas de interação humano-computador para definir as funcionalidades de um sistema web com dashboards para apresentar os resultados de pesquisas educacionais; e (b) o design, implementação e avaliação deste sistema. O sistema proposto foi instanciado para o projeto de pesquisa educacional Cientistas de Alcântara, sendo replicável em outros projetos, facilitando o entendimento dos objetivos, metodologia e resultados alcançados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

LINDOSO, F. R.; PAZ, M. C. S.; CARVALHO, I. C.; ARAÚJO, S. R.; BARRADAS FILHO, A. O. B. F.; SANT’ANNA, M. C. S. de; VIANA, D.; RIVERO, L. Projetando um Sistema Web com Dashboards para Promover a Divulgação de Conhecimento e Resultados de Pesquisas na Educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 354–364, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.145003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/145003. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais