Efeitos da introdução às plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado através de um Hiperdocumento
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144970Palavras-chave:
Plataformas No Code, Low Code, Hiperdocumento, Ensino Médio Integrado, Informática na Educação, Aprendizagem de Desenvolvimento de SoftwareResumo
Este artigo investiga o uso de um hiperdocumento como ferramenta didática para introduzir plataformas Low Code e No Code a estudantes do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. Por meio do desenvolvimento de um hiperdocumento interativo, utilizando recursos multimídia, buscou-se apresentar diferentes plataformas, seus objetivos, níveis de dificuldade, funcionalidades e capacidades. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em intervenções didáticas em 2 turmas, totalizando 31 estudantes, durante o período de duas semanas, de forma intermitente, para navegação, estudo e trocas dialógicas entre as turmas e o professor. Após as intervenções, informações sobre as percepções dos estudantes acerca das plataformas Low Code e No Code foram coletadas por meio de um questionário. Os resultados apontam que 91% dos participantes teriam interesse em aprender mais sobre essas plataformas, após interagirem com o hiperdocumento. A análise preliminar dos resultados permite considerar que as abordagens Low Code e No Code podem democratizar o desenvolvimento de software e a criação de aplicações, promovendo a autonomia no aprendizado tecnológico, ao despertar o interesse dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).