Relato de experiência do uso de storytelling como metodologia de aprendizagem ativa

Authors

  • Rosiane da Silva Sangali UFES
  • Maria Claudia Silva Boeres UFES
  • Lucia Catabriga UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144967

Keywords:

Pensamento Computacional, Educação Básica, BNCC

Abstract

As histórias sempre desempenharam um papel essencial na vida cotidiana, despertando emoções e fortalecendo conexões entre as pessoas. Esta pesquisa explora o uso do Storytelling – técnica que estrutura historias para gerar emoções e engajamento – como estratégia pedagógica inovadora para desenvolver o Pensamento Computacional (PC) por meio da criação de Narrativas Digitais (ND). Implementada na disciplina de Física para estudantes do ensino médio, a abordagem destaca a multidisciplinaridade do PC, integrando recursos computacionais para facilitar a compreensão da interseção entre tecnologias digitais e o currículo escolar. Ao adotar o Storytelling, a pesquisa visou promover uma aprendizagem mais envolvente e eficaz, com ênfase no desenvolvimento do PC e na aplicação pratica das tecnologias no ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-01-06

How to Cite

SANGALI, R. da S.; BOERES, M. C. S.; CATABRIGA, L. Relato de experiência do uso de storytelling como metodologia de aprendizagem ativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 33–45, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144967. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144967. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador