Em direção a Educação Ubíqua: aprender sempre, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14492Palavras-chave:
educação ubíqua, consciência do contexto, ambientes de educação ubíquaResumo
A computação ubíqua visa atender pró-ativamente às necessidades dos usuários, atuando de forma invisível (background). Este cenário permite o desenvolvimento de ambientes voltados à educação ubíqua, onde a mobilidade do aprendiz e a percepção dos elementos que estão em seu entorno (contexto) são parte do processo educativo. Esse trabalho apresenta o GlobalEdu, uma infra-estrutura para suporte a processos educacionais direcionado à educação ubíqua. O sistema é composto de Módulos Educacionais e de um Agente Pedagógico, que acompanha o aprendiz, assistindo on processo educacional, independente do dispositivo de acesso. O modelo foi integrado ao ambiente ubíquo LOCAL e os resultados obtidos mostram a viabilidade da proposta.Downloads
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
BARBOSA, D. N. F.; SARMENTO, D. F.; BARBOSA, J. L. V.; GEYER, C. F. R. Em direção a Educação Ubíqua: aprender sempre, em qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14492. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14492. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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