A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO COOPERATIVO E COLABORATIVO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14042Palavras-chave:
educação a distância, material didático, colaboração cooperação, ambiente virtual.Resumo
Este artigo descreve o processo investigativo que permite planejar, organizar eproduzir o material didático para uma disciplina da graduação na modalidade de
Educação a Distância (EaD), no contexto do trabalho cooperativo e colaborativo. O
material didático foi produzido no contexto de socialização em duas mídias: material
impresso e publicado via Internet. Esta última por caracterizar-se como sendo uma
mídia que reúne recursos favoráveis à cooperação e interação entre acadêmicos e
professores. Aborda-se a utilização da modalidade não-presencial na disciplina de
Cálculo Diferencial e Integral I e/ou equivalentes de alguns cursos de Graduação. Ao
trabalhar-se a construção cooperativa e colaborativa do material didático, é possível
melhorar de forma significativa a elaboração, pelos professores pesquisadores, dos
conceitos matemáticos envolvidos. Isto pode contribuir para uma melhor formação do
acadêmico na disciplina de forma consciente e criativa. A modalidade de educação a
distância pode transformar-se num recurso mediador do processo educativo na
disciplina.
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Publicado
2006-07-17
Como Citar
ZANETTE, E. N.; NICOLEIT, E. R.; NICOLEIT, G. F. G. A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO COOPERATIVO E COLABORATIVO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NA GRADUAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14042. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14042. Acesso em: 9 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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