Interação dialógica: Uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Margarete Axt
  • Carime Rossi Elias
  • Janete Sander Costa
  • Paloma Dias Silveira
  • Elena Lídia Sol

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14041

Palavras-chave:

Interação dialógica. Proposta teórico-metodológica. Autoria coletiva. Ambientes virtuais de aprendizagem. Educação a Distância.

Resumo

Este texto pretende contribuir para a discussão teórico-metodológica no âmbito da educação a distância, a partir do relato de uma experimentação realizada em Curso de Especialização, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em disciplina aqui denominada pela sigla AC-AVA. O objetivo é colocar em análise a relação de interdependência produzida entre ambiente telemático de aprendizagem, características da ferramenta utilizada e concepção teórica que sustenta a prática pedagógica. Acredita-se que a telemática, assim como outras modalidades tecnológicas, não tem valor em si, mas depende das propostas de trabalho em que se insere. E, reciprocamente, o desenvolvimento de uma proposta teórico-metodológica precisa pensar a sua prática embutida no suporte tecnológico no qual se inscreve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

AXT, M.; ELIAS, C. R.; COSTA, J. S.; SILVEIRA, P. D.; SOL, E. L. Interação dialógica: Uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14041. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14041. Acesso em: 28 mar. 2024.