Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede

Autores

  • Patrícia Behling Schäfer UFRGS
  • Rosália Lacerda UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14012

Palavras-chave:

escrita colaborativa, autoria, conhecimento, rede.

Resumo

O presente artigo discute formas e métodos de escrita colaborativa suportada por recursos da tecnologia informática disponíveis online como espaço de interlocução de alunos e professores. Examinam-se ferramentas passíveis de uso para a construção do conhecimento em rede a partir do compartilhamento da escrita de forma síncrona e assíncrona, em ambientes públicos e privados, de modo a usufruir atributos da cultura digital e as habilidades da geração que nasceu imersa no contexto das tecnologias da informação e comunicação. Propõe-se a concepção de meios de autoria
coletiva que privilegiem a expressão do aluno, favoreçam o acompanhamento de seus modos de pensar e possibilitem ao professor a realização de intervenções sobre a escrita, promovendo-a de um mecanismo de avaliação para um meio de interação social.
Palavras-chave: escrita colaborativa, autoria, conhecimento, rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

SCHÄFER, P. B.; LACERDA, R.; FAGUNDES, L. da C. Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14012. Acesso em: 25 set. 2022.