INVESTIGANDO EM C: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS

Autores

  • Silvia Cristina Freitas Batista IF Fluminense, UFRGS
  • Gilmara Teixeira Barcelos IF Fluminense, UFRGS
  • Débora Maciel da Costa IF Fluminense
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13993

Palavras-chave:

Investigando em C, Números Complexos, Unidade de Aprendizagem, Matemática.

Resumo

Os recursos digitais abrem importantes possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, tais como simulação, visualização, experimentação, entre outras. Nesse sentido, descreve-se o desenvolvimento da unidade de aprendizagem online “Investigando em C”, direcionada ao estudo de Números Complexos, no Ensino Médio. A unidade foi desenvolvida em HTML e contém, entre outros recursos, 13
applets elaborados com o objetivo de possibilitar o estudo de Números Complexos, de forma associada à Geometria Analítica, e uma apostila de atividades investigativas
relacionadas aos applets. A unidade foi submetida a uma validação preliminar realizada com professores e licenciandos em Matemática, por meio de um minicurso. Descreve-se
a referida validação e analisam-se os resultados obtidos. Estes mostraram que a unidade está adequada ao seu objetivo, ou seja, pode colaborar para o estudo de Números Complexos, sob uma perspectiva menos algébrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Maciel da Costa, IF Fluminense

IF Fluminense Campus Campos-Centro

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

BATISTA, S. C. F.; TEIXEIRA BARCELOS, G.; MACIEL DA COSTA, D.; BEHAR, P. A. INVESTIGANDO EM C: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA ESTUDO DE NÚMEROS COMPLEXOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13993. Acesso em: 25 set. 2022.