KURRUPAKO: UM AGENTE ANIMADO SÓCIO-AFETIVO PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Eliseo Berni Reategui
  • Elisa Boff
  • Rafael Fernando Ceron
  • Rosa Maria Vicari

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13978

Palavras-chave:

Agentes Animados de Interface, Ambientes de Aprendizagem, Sistemas de recomendação, Afetividade, Interação Social e Formação de Grupos.

Resumo

Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócioafetivo

capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem de algoritmos. O

agente monitora a interação com o usuário e utiliza as informações coletadas para fazer

recomendações personalizadas de conteúdo. Além disso, o agente é capaz de identificar outros

estudantes conectados no sistema que podem servir como tutores em determinados tópicos, e

sugere a interação entre estes e alunos com dificuldades. Através destas recomendações, o

agente motiva a formação de grupos e promove a aprendizagem colaborativa

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

REATEGUI, E. B.; BOFF, E.; CERON, R. F.; VICARI, R. M. KURRUPAKO: UM AGENTE ANIMADO SÓCIO-AFETIVO PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13978. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13978. Acesso em: 3 fev. 2023.