FERRAMENTAS DE AUTORIA DE SISTEMAS HIPERMÍDIA ADAPTATIVOS PARA APRENDIZAGEM: UM PONTO DE SITUAÇÃO

Autores

  • Joel Pinho Lucas UFPEL
  • Constantino Martins Universidade do Porto
  • Ricardo Silveira UFPEL
  • Carlos Vaz de Carvalho Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13957

Palavras-chave:

Sistema Hipermídia Adaptativo, ferramentas, adaptação

Resumo

Um Sistema Hipermídia Adaptativo (SHA) define-se como sendo um sistema de visualização em que os conteúdos a apresentar, a sua forma de apresentação e navegação são ajustados de acordo com as características de cada utilizador, com o objetivo de guiá-lo para a informação mais relevante, desviando-o de informação menos interessantes ou que ele não conseguiria entender. A utilização de SHA em processos de
Ensino/Aprendizagem (SHAA) torna-se assim bastante eficaz, pela capacidade de oferecer ao aluno os estímulos cognitivos corretos no momento adequado, facilitando o ntrajeto construtivista de aprendizagem. Este estudo debruça-se sobre as características atuais das ferramentas de autoria de SHAA, permitindo determinar as mais adequadas para uma determinada finalidade e, ao mesmo tempo, detectar eventuais fragilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Pinho Lucas, UFPEL

Graduando em Ciência da Computação. Bolsista PIBIC/CNPQ.

Constantino Martins, Universidade do Porto

Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) - Portugal; Mestre em Gestão de Informação.

Ricardo Silveira, UFPEL

Doutor em Ciência da Computação - UFRGS; Professor do DINFO – UFPEL;

Carlos Vaz de Carvalho, Universidade do Porto

Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação - Universidade do Minho; Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) – Portugal;

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

LUCAS, J. P.; MARTINS, C.; SILVEIRA, R.; CARVALHO, C. V. de. FERRAMENTAS DE AUTORIA DE SISTEMAS HIPERMÍDIA ADAPTATIVOS PARA APRENDIZAGEM: UM PONTO DE SITUAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13957. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13957. Acesso em: 1 dez. 2022.