FERRAMENTAS DE AUTORIA DE SISTEMAS HIPERMÍDIA ADAPTATIVOS PARA APRENDIZAGEM: UM PONTO DE SITUAÇÃO

Autores

  • Joel Pinho Lucas UFPEL
  • Constantino Martins Universidade do Porto
  • Ricardo Silveira UFPEL
  • Carlos Vaz de Carvalho Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13957

Palavras-chave:

Sistema Hipermídia Adaptativo, ferramentas, adaptação

Resumo

Um Sistema Hipermídia Adaptativo (SHA) define-se como sendo um sistema de visualização em que os conteúdos a apresentar, a sua forma de apresentação e navegação são ajustados de acordo com as características de cada utilizador, com o objetivo de guiá-lo para a informação mais relevante, desviando-o de informação menos interessantes ou que ele não conseguiria entender. A utilização de SHA em processos de
Ensino/Aprendizagem (SHAA) torna-se assim bastante eficaz, pela capacidade de oferecer ao aluno os estímulos cognitivos corretos no momento adequado, facilitando o ntrajeto construtivista de aprendizagem. Este estudo debruça-se sobre as características atuais das ferramentas de autoria de SHAA, permitindo determinar as mais adequadas para uma determinada finalidade e, ao mesmo tempo, detectar eventuais fragilidades.

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Biografia do Autor

Joel Pinho Lucas, UFPEL

Graduando em Ciência da Computação. Bolsista PIBIC/CNPQ.

Constantino Martins, Universidade do Porto

Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) - Portugal; Mestre em Gestão de Informação.

Ricardo Silveira, UFPEL

Doutor em Ciência da Computação - UFRGS; Professor do DINFO – UFPEL;

Carlos Vaz de Carvalho, Universidade do Porto

Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação - Universidade do Minho; Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) – Portugal;

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Publicado

2005-11-17

Como Citar

LUCAS, J. P.; MARTINS, C.; SILVEIRA, R.; CARVALHO, C. V. de. FERRAMENTAS DE AUTORIA DE SISTEMAS HIPERMÍDIA ADAPTATIVOS PARA APRENDIZAGEM: UM PONTO DE SITUAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13957. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13957. Acesso em: 28 mar. 2024.