Novos paradigmas nos saberes docentes da Educação a Distância

Autores

  • Regina Trilho Otero Xavier UCPEL
  • João Alberto da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13948

Palavras-chave:

educação a distância, conhecimento-solidariedade, pedagogia universitária

Resumo

Este trabalho trata da construção do conhecimento-solidariedade em EAD. A
partir dos referenciais de Boaventura Santos, procura-se compreender o conhecimentosolidariedade,
bem como os valores e saberes que favorecem seu desenvolvimento em
ações pedagógicas de professores em EAD. Os dados indicam que, no Estudo de Caso
realizado, os professores identificam positivamente a prática construida na modalidade a
distância, mas encontram dificuldades para compreender e trabalhar com valores em
suas aulas. As conclusões evidenciam que o conhecimento–solidariedade, na
modalidade EAD, está fortemente vinculado aos diversos saberes docentes; que se trata
de um saber construído progressivamente, em experiências permeadas por respeito
mútuo, reciprocidade e empatia, tendo a cooperação como principal estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

XAVIER, R. T. O.; SILVA, J. A. da. Novos paradigmas nos saberes docentes da Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13948. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13948. Acesso em: 29 nov. 2022.