Utilizando simulação computacional como estratégia de ensino: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13909Resumo
Este artigo descreve uma estratégia de ensino aprendizagem utilizando simulação computacional. A proposta é a utilização de software de matemática (como SCILAB ou MATLAB®) para realizar simulações de problemas de Engenharia. Nesteartigo, os alunos optaram por estudar o problema da ualidade na produção de cerâmica vermelha. Para isso, foram orientados a estudarem a teoria dos conjuntos difusos, sistemas especialistas e lógica de programação a fim de desenvolverem simulações através do software. Os primeiros resultados evidenciam que a estratégia pode de fato proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos no processo.
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Publicado
2009-06-19
Como Citar
SOUZA, J. A. de; DANDOLINI, G. A. Utilizando simulação computacional como estratégia de ensino: estudo de caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13909. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13909. Acesso em: 14 jun. 2025.
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Artigos
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