O Processo Avaliativo do ROODA: uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Patricia Alejandra Behar
  • Sílvia Meirelles Leite
  • Sandra Bordini Mazzocato
  • Lúcia Barros de Souza
  • Luciano Goularte Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13869

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, avaliação, institucionalização, interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo trata do processo avaliativo realizado com o ROODA (Rede
cOOperativa De Aprendizagem), um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
disponível via Web, que tem como objetivo dar suporte à educação presencial e à
distância. O ROODA foi desenvolvido pelo NUTED/UFRGS e integra o projeto de
Educação à Distância desta universidade. A institucionalização deste ambiente
envolveu a sua adequação às necessidades da UFRGS, sendo este um dos principais
norteadores na avaliação. Também se destaca o caráter interdisciplinar deste processo
avaliativo, tendo em vista as especificidades das áreas do conhecimento envolvidas no
seu desenvolvimento. A partir disto, apresentam-se os quatro princípios avaliativos que
subsidiaram o aperfeiçoamento deste AVA, os procedimentos utilizados para a coleta
de dados e as principais reformulações feitas no ROODA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

BEHAR, P. A.; LEITE, S. M.; MAZZOCATO, S. B.; SOUZA, L. B. de; SIQUEIRA, L. G. O Processo Avaliativo do ROODA: uma proposta interdisciplinar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13869. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13869. Acesso em: 28 mar. 2024.