A Filosofia de Software Livre no Processo de Criação de Softwares Didáticos: uma faceta do projeto de emersão tecnológica de professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13868Palavras-chave:
Inclusão digital, Filosofia do software livre, formação docente, software educacionalResumo
Um dos aspectos potencializados na sociedade contemporânea peloadvento das Tecnologias de Informação e Comunicação, são as possibilidades
de experiências de autoria baseadas na colaboração. Neste sentido, é urgente
que se assuma a lógica das redes como ponto fundamental neste processo e
como base para a criação de uma cultura equivalente, elemento fundamental
para o exercício da cidadania. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar
algumas das aproximações existentes entre o processo de criação de
softwares didáticos proposto no projeto de Emersão Tecnológica de
Professores da Universidade de Passo Fundo e a filosofia do Software Livre,
fenômeno social que é uma manifestação clara de uma cultura baseada na
lógica das redes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-07-17
Como Citar
TEIXEIRA, A. C.; FRANCO, S. R. K. A Filosofia de Software Livre no Processo de Criação de Softwares Didáticos: uma faceta do projeto de emersão tecnológica de professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13868. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13868. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).