A Filosofia de Software Livre no Processo de Criação de Softwares Didáticos: uma faceta do projeto de emersão tecnológica de professores

Autores

  • Adriano Canabarro Teixeira
  • Sérgio Roberto Kieling Franco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13868

Palavras-chave:

Inclusão digital, Filosofia do software livre, formação docente, software educacional

Resumo

Um dos aspectos potencializados na sociedade contemporânea pelo
advento das Tecnologias de Informação e Comunicação, são as possibilidades
de experiências de autoria baseadas na colaboração. Neste sentido, é urgente
que se assuma a lógica das redes como ponto fundamental neste processo e
como base para a criação de uma cultura equivalente, elemento fundamental
para o exercício da cidadania. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar
algumas das aproximações existentes entre o processo de criação de
softwares didáticos proposto no projeto de Emersão Tecnológica de
Professores da Universidade de Passo Fundo e a filosofia do Software Livre,
fenômeno social que é uma manifestação clara de uma cultura baseada na
lógica das redes.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

TEIXEIRA, A. C.; FRANCO, S. R. K. A Filosofia de Software Livre no Processo de Criação de Softwares Didáticos: uma faceta do projeto de emersão tecnológica de professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13868. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13868. Acesso em: 29 mar. 2024.