Objetos de Aprendizagem: Uma comparação entre SCORM e IMS Learning Design

Autores

  • Renato Luís de Souza Dutra
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13862

Resumo

Diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm sido discutidas com

vistas à sua utilização na Educação. O professor, antes com poucos recursos

tecnológicos à sua disposição, hoje dispõe de um amplo leque de possibilidades e cabe a

ele decidir a melhor maneira de aplicá-las.

Neste sentido a tecnologia de Objetos de Aprendizagem com suas diversas utilizações

têm se mostrado uma alternativa bastante interessante. Modelos e padrões como o

SCORM e Learning Design entre outros, têm cada vez mais angariado adeptos ao redor

do mundo. Apesar de terem os Objetos de Aprendizagem como seu foco principal, os

dois modelos se diferem bastante em sua estrutura. Enquanto o SCORM foca mais na

interação individual entre o aluno e o conteúdo instrucional, o IMS Learning Design se

volta para toda a atividade de aprendizagem.

O objetivo deste artigo é analisar os dois modelos sob o ponto de vista de ferramentas

de auxílio ao professor no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

DUTRA, R. L. de S.; TAROUCO, L. M. R. Objetos de Aprendizagem: Uma comparação entre SCORM e IMS Learning Design. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13862. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13862. Acesso em: 28 mar. 2024.