Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental: Refletindo a partir dos Interesses dos Educandos

Autores

  • Cibele Ziani Figueiredo UFSM
  • João Ricardo Bittencourt UNOSINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13802

Palavras-chave:

Aprendizagem matemática, jogos computadorizados e interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma pesquisa sobre a
Educação Matemática e Jogos Computadorizados realizada com alunos de
quinta série do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública e uma de
ensino particular da cidade de Santa Maria – RS. Investigou-se a relação dos
alunos com os gêneros de jogos computadorizados, com os conteúdos de
matemática, da série, e as suas expectativas de um jogo diferenciado
utilizando as novas tecnologias, objetivando deste modo destacar a relevância
de mudanças metodológicas que atendam às necessidades recorrentes dos
educandos. A pesquisa focalizou a importância da interdisciplinaridade no
processo de ensino/aprendizagem de matemática, intensificando o uso de
jogos computadorizados - forma na qual os educandos se identificam -,
colaborando para uma aprendizagem significativa e contextualizada,
relacionando o seu meio sociocultural às novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

FIGUEIREDO, C. Z.; BITTENCOURT, J. R. Jogos Computadorizados para Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental: Refletindo a partir dos Interesses dos Educandos. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13802. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13802. Acesso em: 6 fev. 2023.