Análise da carga cognitiva em atividades para introdução ao Arduino em aulas de Física

Autores

  • Paulo José Sena dos Santos Departamento de Física – UFSC
  • Josemar de Siqueira Vargas E.E.B. Professor Laércio Caldeira de Andrada e SEB COC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129167

Palavras-chave:

Arduino, Teoria da Carga Cognitiva, robótica educacional

Resumo

As pesquisas em Ensino de Física apontam que os estudantes apresentam dificuldades no aprendizado de conceitos, além de pouco interesse e motivação. Uma alternativa para a redução destes problemas está no uso de novas abordagens, como as utilizam prototipagem e programação. Entretanto, elas podem trazer novos problemas. Com base no exposto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática fundamentada na Teoria da Carga Cognitiva, em turmas de duas escolas com o objetivo de introduzir a plataforma Arduino para os estudantes. Para a avaliação das cargas cognitivas intrínseca, estranha e relevante das atividades foi utilizado um questionário de dez itens. A análise dos resultados permitiu concluir que: (i) a carga estranha, prejudicial à aprendizagem, foi baixa, enquanto a relevante, que favorece a aprendizagem, foi alta; (ii) este comportamento ocorreu durante todas as aulas da sequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SENA DOS SANTOS, Paulo José; DE SIQUEIRA VARGAS, Josemar. Análise da carga cognitiva em atividades para introdução ao Arduino em aulas de Física. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 176–185, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129167. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129167. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendiza