Análise da carga cognitiva em atividades para introdução ao Arduino em aulas de Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129167Palavras-chave:
Arduino, Teoria da Carga Cognitiva, robótica educacionalResumo
As pesquisas em Ensino de Física apontam que os estudantes apresentam dificuldades no aprendizado de conceitos, além de pouco interesse e motivação. Uma alternativa para a redução destes problemas está no uso de novas abordagens, como as utilizam prototipagem e programação. Entretanto, elas podem trazer novos problemas. Com base no exposto, foi elaborada e aplicada uma sequência didática fundamentada na Teoria da Carga Cognitiva, em turmas de duas escolas com o objetivo de introduzir a plataforma Arduino para os estudantes. Para a avaliação das cargas cognitivas intrínseca, estranha e relevante das atividades foi utilizado um questionário de dez itens. A análise dos resultados permitiu concluir que: (i) a carga estranha, prejudicial à aprendizagem, foi baixa, enquanto a relevante, que favorece a aprendizagem, foi alta; (ii) este comportamento ocorreu durante todas as aulas da sequência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).