Estudo de alocação de memória visando ampliar a sobrevida de sistemas computacionais defasados: uma abordagem para promoção da inclusão digital em escolas públicas

Autores

  • Felipe Dias de Oliveira UFPE
  • André Barreto Rodrigues UFAPE
  • Ednaldo Dantas UFAPE
  • Anderson Fernandes Alencar UFAPE
  • Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha UFAPE
  • Igor Medeiros Vanderlei UFAPE
  • Jean Carlos Teixeira de Araujo UFAPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121184

Palavras-chave:

Sistemas educacionais, avaliação de desempenho, ensino e aprendizagem

Resumo

programa Um Computador por Aluno (UCA) foi uma iniciativa do
Governo Federal que objetivava promover a inclusão digital para crianças de escolas públicas. Após mais de 10 anos do seu lançamento, esses computadores já se encontram demasiadamente defasados. Este artigo buscou avaliar a melhor configuração de memória swap, a fim de buscar o equilíbrio entre disponibilizar a maior quantidade de espaço em disco para instalação dos programas educacionais sem comprometer ainda mais o desempenho dos aplicativos em execução. Para atingir os objetivos, foi utilizada uma metodologia de avaliação de desempenho de sistemas em duas configurações de memória, onde concluiu-se que a configuração sem a partição de swap apresenta o desempenho ligeiramente inferior à configuração com 512MB de swap.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

DIAS DE OLIVEIRA, F.; BARRETO RODRIGUES, A.; DANTAS, E.; FERNANDES ALENCAR, A.; GUSMÃO DE CARVALHO ROCHA, R.; MEDEIROS VANDERLEI, I.; CARLOS TEIXEIRA DE ARAUJO, J. Estudo de alocação de memória visando ampliar a sobrevida de sistemas computacionais defasados: uma abordagem para promoção da inclusão digital em escolas públicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 31–40, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121184. Acesso em: 25 jun. 2022.