Experimentos Virtuais no Ensino de Física: uma pesquisa sobre a percepção dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118492

Palavras-chave:

Ensino de Física, Experimentos Virtuais, Laboratório de Física

Resumo

O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para
a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

NUNES CESTARI, T.; DA SILVA, P. F.; DOS SANTOS, M. G.; DA CAMINO PEREZ, M.; ROCKENBACH TAROUCO, L. M. Experimentos Virtuais no Ensino de Física: uma pesquisa sobre a percepção dos docentes. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 320–329, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118492. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118492. Acesso em: 26 jan. 2023.

Edição

Seção

Laboratórios digitais