Prisões de segurança máxima

Origem histórica e discussões atuais

Autores/as

  • Rayneider Brunelli de Oliveira Fernandes Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Palabras clave:

Prisões de segurança máxima, Prisões dentro de prisões, Modelo de concentração

Resumen

As penitenciárias de segurança máxima (supermax) surgiram nos Estados Unidos durante a década de 1980, e possuem como características essenciais o modelo de concentração e o isolamento individual prolongado. Peças-chave da agenda de endurecimento contra o crime (“tough on crime”), esses estabelecimentos penais são questionados em relação às condições de confinamento dos presos, aos critérios de admissão, à eficácia no controle do mau comportamento carcerário e no tocante à justiça dos procedimentos de inclusão e transferência.  Em breve análise, explora-se o contexto histórico que desencadeou o advento dos presídios supermax, além de discussões travadas na literatura jurídica e na jurisprudência estrangeiras referentes à temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayneider Brunelli de Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Analista Judiciário da Seção Judiciária do Paraná.

Publicado

2019-12-30

Cómo citar

FERNANDES, R. B. de O. Prisões de segurança máxima: Origem histórica e discussões atuais. Revista Electrónica de Derecho Penal y Política Criminal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 146–160, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/95530. Acesso em: 4 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a