Críticas ao Direito Penal Juvenil
Resumo
O presente artigo tem por objetivo sistematizar as críticas dirigidas ao Direito Penal Juvenil através do método dogmático analítico conceitual, utilizando-se, pois, os conceitos doutrinários tanto do Direito Penal quanto do Direito da Criança e do Adolescente, analisando como eles se relacionam. Após a exposição dos principais fundamentos e referenciais teóricos do Direito Penal Juvenil, as críticas são divididas em dois planos: ideológico e metodológico-científico. Com esse resultado didático de distinção dos planos críticos, conclui-se, pelo enfoque metodológico-científico, que é um equívoco classificar as conexões envolvendo o Direito Penal e uma parte do Direito da Criança e do Adolescente, notadamente a que se refere aos atos infracionais e às medidas socioeducativas, em um microssistema, como sendo um Direito Penal Juvenil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-12-2018
Como Citar
ROMÃO, Luis Fernando de França. Críticas ao Direito Penal Juvenil. Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 298–311, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/88232. Acesso em: 3 ago. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.