Prisões de segurança máxima
Origem histórica e discussões atuais
Palavras-chave:
Prisões de segurança máxima, Prisões dentro de prisões, Modelo de concentraçãoResumo
As penitenciárias de segurança máxima (supermax) surgiram nos Estados Unidos durante a década de 1980, e possuem como características essenciais o modelo de concentração e o isolamento individual prolongado. Peças-chave da agenda de endurecimento contra o crime (“tough on crime”), esses estabelecimentos penais são questionados em relação às condições de confinamento dos presos, aos critérios de admissão, à eficácia no controle do mau comportamento carcerário e no tocante à justiça dos procedimentos de inclusão e transferência. Em breve análise, explora-se o contexto histórico que desencadeou o advento dos presídios supermax, além de discussões travadas na literatura jurídica e na jurisprudência estrangeiras referentes à temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, seus Editores e seu Conselho Científico. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista REDPPC.