APRENDIZAGEM EM UMA EMPRESA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO BRASILEIRA
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, competências, inovação, estratégias,Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa (estudo de caso), desenvolvida em uma empresa (seis fábricas) de cerâmica de revestimento líder em inovação no país (Brasil). O objetivo da investigação foi descrever e analisar as práticas voltadas à aprendizagem organizacional identificadas pelos gerentes e trabalhadores e a adoção de estratégias voltadas à gestão por competências. Os conteúdos indicam que a concepção de “Learning Organization” dentre os gerentes está fortemente relacionada à concepção de um ciclo contínuo, que envolve desenvolvimento em diferente áreas e inclui conhecimentos, habilidades e atitudes. A principal forma de aprendizagem entre os operários é decorrente das próprias situações de trabalho, dos treinamentos voltados à formação técnica e da escolaridade. A constatação desses limites fez com que a empresa iniciasse uma pesquisa junto a clientes internos e externos de modo a alavancar um projeto de aprendizagem e inovação mais consistente. Com base nos conteúdos coletados, depreende-se que a aprendizagem organizacional apresenta um ciclo limitado a aprender a fazer (operários) e a pensar sobre as práticas adotadas (gerentes), o que denota a predominância da aprendizagem individual.
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