Efeitos do domínio de aprendizagem, com base na taxonomia de Bloom, sobre a capacidade de absorção individual

Autores

  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP/Brasil
  • Aline Cristiane Rocha Lacerda UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana https://orcid.org/0000-0002-6856-7180
  • HELMAR SILVA DE ANDRADE Centro Universitário Uniamérica

Resumo

Este estudo teve por objetivo mensurar os efeitos do domínio de aprendizagem, com base na taxonomia de Bloom, sobre a capacidade de absorção individual. Optou-se por pesquisar a capacidade de absorção no nível individual pois, conforme identificado nas bases teóricas, grande parte das abordagens concentra-se no âmbito organizacional. Além disso, observou-se que esses estudos envolvem apenas o domínio cognitivo do conhecimento. A metodologia foi quantitativa, em que o questionário foi aplicado em uma amostra de 128 empregados da empresa selecionada, no ramo de materiais de construção, em nove filiais localizadas em municípios do oeste do estado do Paraná. A hipótese teve por finalidade testar se o domínio de aprendizagem provocava efeitos na capacidade de absorção individual. Os resultados demonstraram que os três domínios – cognitivo, afetivo e psicomotor – de forma conjunta, resultando na variável de terceira ordem denominada “domínio de aprendizagem”, explicaram 38,8% da capacidade de absorção individual, confirmando-se a hipótese estatística deste estudo. Considera-se que esta pesquisa poderá trazer novas perspectivas, ao se incluir o domínio de aprendizagem com as dimensões afetiva e psicomotora, em estudos da capacidade de absorção aplicados na área de Administração, nos âmbitos individual, grupal e organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristiane Rocha Lacerda, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana

Professora nos cursos de graduação e pós-graduação

Temas de pesquisa: Educação para a sustentabilidade, aprendizagem social, gestão de pessoas, gestão do conhecimento, domínios de aprendizagem, capacidade de absorção do conhecimento individual e organizacional

HELMAR SILVA DE ANDRADE , Centro Universitário Uniamérica

Professor universitário

Temas de pesquisa: Logistica empresarial, gestão do conhecimento, capacidade de absorção

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Popadiuk, S., Rocha Lacerda, A. C., & DE ANDRADE , H. S. (2023). Efeitos do domínio de aprendizagem, com base na taxonomia de Bloom, sobre a capacidade de absorção individual. Revista Eletrônica De Administração, 29(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/135540