UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DO RELACIONAMENTO (QR) NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO DA MAÇÃ BRASILEIRA SOB A ÓTICA DE PRODUTORES
Palavras-chave:
Qualidade do Relacionamento (QR), Relacionamentos Duradouros, Relações business-to-business (B2B), Canal de Distribuição e Marketing de RelacionamentoResumo
Este artigo explorou o construto Qualidade do Relacionamento (QR) formado a partir da combinação de outros três: a Satisfação, a Confiança e o Comprometimento no Relacionamento. O setor analisado foi o Canal de Distribuição da maçã brasileira na visão dos dirigentes estratégicos das empresas produtoras no que tange aos relacionamentos duradouros estabelecidos com empresas distribuidoras. Como forma de propor um modelo de análise são sugeridas associações antecedentes e conseqüentes para o construto QR. Na operacialinazação do módelo sugerido, fez-se uso da técnica de modelagem com equações estruturais. Os resultados obtidos comprovaram as associações propostas, bem como, a influência que a QR exerce no processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros analisados neste canal.
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