From the “Siren’s Song” to the Noise of Sirens
Palavras-chave:
Voice, Body, Technology, Noise, LanguageResumo
The aim of this essay is to explore the conceptual and cultural transformations of the voice, based on the possible relations between the classic account of the sirens’ song and the modern advent of sirens, artifacts used mainly to warn populations of imminent disasters. The hypothesis is that both in the traditional account of the sirens/mermaids and in the technical conception of sirens there is a devaluation of sound in favor of speech. Finally, some ways of re-signifying the sirens’ song are suggested, based on a conceptual matrix that avoid the hierarchical opposition between meaning and senses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos da Presença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.