(Re)Invenções do Corpo na Irredutível Liminaridade do Samba:

a teoria Cuíca

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Colonialidade, Samba, Queer, Cuíca

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar as especificidades das performatividades de gênero de corpos dissidentes que praticam performances de samba no Rio de Janeiro. Propõe-se uma reflexão sobre reinvenções sociais nas escolas de samba e sobre como a potencialidade de criação intrínseca ao samba, entendida em termos benjaminianos como sua aura, precisa ser retomada na contemporaneidade. A partir dos conceitos propostos por Walter Mignolo, de pensamento liminar e diferença colonial irredutível, de cruzo, intersecções de Simas e Rufino, discutem-se os entrecruzamentos entre os estudos queer e os contextos locais de raça e de classe. Por fim, elabora-se uma proposta para pensar os corpos dissidentes que sambam a partir do que se nomeia como a teoria Cuíca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton França de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cleiton França de Almeida é artista-pesquisador. Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes, na linha de pesquisa Experiência, Conceito e Sonoridades, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF). Membro da coordenação geral do Observatório de Carnaval/LABEDIS/MN/UFRJ. Integrante do grupo de pesquisa e extensão Imagem, Texto e Educação Contemporânea (ITEC), da Faculdade de Educação da UFRJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: alegoria, montagem, narrativa e carnaval em processos artísticos contemporâneos; produções performáticas e imagéticas no âmbito dos estudos das dissidências sexuais e de gênero; teoria queer e Samba.

Publicado

2024-01-31

Como Citar

França de Almeida, C. (2024). (Re)Invenções do Corpo na Irredutível Liminaridade do Samba:: a teoria Cuíca. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/131996

Edição

Seção

Outros Temas