O comum como ação cultural: novos arranjos para uma política da cultura
Mots-clés :
política do comum, cultura, necropolítica, ação cultural, política da culturaRésumé
O objetivo deste artigo é observar o surgimento de novos modos de lidar com a política cultural brasileira, que começaram a ser testadas na última década e agora com o agravamento da situação a partir da extinção do Ministério da Cultura em 2019, tornam-se cada vez mais importantes. Para analisar as novas circunstâncias, apresentamos a noção de comum-ismo a partir de Gielen e Dockx, o exemplo do Festival Olhares Sobre o Corpo, testado no contexto brasileiro, na cidade de Uberlândia, e das ações do coletivo Estopô Balaio e da Trupe da Lona Preta, grupos atuantes na cidade de São Paulo. Em todos estes exemplos, uma ação coletiva estabeleceu, através da arte, novas formas de subjetividade e ativismo.Téléchargements
Références
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.
DOCKX, Nico.; GIELEN, Pascal (orgs). Commonism: a new aesthetics of the real. Amsterdam: Valiz, 2018.
GIELEN, Pascal.; LAVAERT, Sonja. The salt of the earth: on communism: an interview with Antonio Negri. In DOCKX, Nico; GIELEN, Pascal (orgs). Commonism: a new aesthetics of the real. Amsterdam: Valiz, 2018. Págs. 91-116.
KATZ, Helena. Olhares sobre o corpo. In: www.helenakatz.pro.br/interna.php?id=9, 2012.
(acesso em 01 de julho de 2019)
MBEMBE, Achile. Necropolítica. São Paulo: Edições n-1, 2018.
OTTE, Hanka.; GIELEN, Pascal. When politics becomes unavoidable: from community art to commoning art. In DOCKX, Nico; GIELEN, Pascal (orgs). Commonism: a new aesthetics of the real. Amsterdam: Valiz, 2018. Págs. 269-282.
SANTANA, Michael S. S. O Programa Mais Cultura nas Escolas: Gerando o Resgate Cultural. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores, 2015, Aracaju. ANAIS DO 8º ENFOPE, 2015.
Disponível em:
https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/1231/232
(acesso em 01 de julho de 2019)
TURINO, Célio. Pontos de cultura: O Brasil de baixo para cima. São Paulo: Ed Anita Garibaldi, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les lecteurs sont libres de transférer, d’imprimer et d’utiliser les articles publiés dans la revue, à condition qu’il y ait toujours une mention explicite à (aux) auteur(s) et à la Revista Brasileira de Estudos da Presença et que le document original ne subisse aucune altération. Tout autre usage des textes doit être approuvé par l’(les) auteur (s) et par la revue. En soumettant un article à la Revista Brasileira de Estudos da Presença, approuvé à la publication, les auteurs acceptent de céder à la revue, sans rémunération, les droits qui suivent : droits de première publication et autorisation pour que la revue redistribue cet article et ses métadonnées aux services d’indexation et de référencement que ses éditeurs jugent appropriés.
Cette revue utilise une Licença de Atribuição Creative Commons.