Do Canto das Sereias ao Barulho das Sirenes
Palavras-chave:
voz, corpo, tecnologia, barulho, discursoResumo
O objetivo do texto é explorar as transformações conceituais e culturais da voz, a partir das possíveis relações entre o relato clássico do canto das sereias e o advento moderno das sirenes, artefatos usados principalmente para alertar populações da iminência de desastres. A hipótese é de que tanto no relato tradicional das sereias, como na concepção técnica das sirenes há uma desvalorização da sonoridade em favor do discurso. Por fim são sugeridas algumas maneiras de ressignificar o canto das sereias a partir de uma matriz conceitual que evite a oposição hierárquica entre sentido e sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos da Presença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.