Domaines du Cinéma Indigène:

la problématique du sujet revisitée

Auteurs

Mots-clés :

Cinéma Indigène, Peuples Originaires, Film Documentaire, Contre-Colonialité, Anthropologie

Résumé

La présente étude analyse la place des peuples originaires dans le film documentaire, en mettant en évidence les limites et les possibilités qui définissent leur condition de sujet ou d’objet de la scène documentaire. A partir des études cinématographiques et anthropologiques, on identifie dans quelle mesure le problème de la constitution du sujet dans le cinéma indigène permet de réfléchir à une question de recherche similaire dans le domaine des sciences humaines. Entre le monde historique et celui cosmologique, champ et antechamp audiovisuel, colonialisme permanent et contre-colonialité, les domaines du pouvoir dans la perspective documentaire indigène sont, invariablement, marqués par des tensions, des fissures et des limites. Qui, après tout, est l’Autre en tant que sujet et/ou objet de la caméra?

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Biographie de l'auteur

Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

MARCOS AURÉLIO FELIPE é professor associado IV do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Tem graduação em história, mestrado e doutorado em educação pela UFRN. Integra o corpo docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), atuando nos componentes da área das tecnologias na educação - nas modalidades presenciais e a distância. Coordenou o Setor de Produção de Materiais Didáticos (Impresso, Designer, Digital, Vídeo) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN, entre 2010-2016. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais nos campos dos estudos de cinema: perspectivas pós-coloniais, história e linguagem do documentário e cinematografias contemporâneas. Fez seu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE), com projeto sobre a ONG Vídeo nas Aldeias (VNA), as filmografias de Vincent Carelli e dos coletivos de cineastas indígenas. Investiga, no marco dessa pesquisa, as interfaces entre as dimensões audiovisuais e formativas, ancorando-se na perspectiva fílmica (documentária, etnográfica e indígena), na crítica pós-colonial - de tendência decolonial, nas epistemologias e cosmovisões originárias. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre cinematografias indígenas de Abya Yala, com foco nas perspectivas e poéticas fílmicas dos realizadores de diversos territórios localizados nos Estados nacionais sul-americanos.

PUBLICAÇÕES RELEVANTES
 

Livros

FELIPE, Marcos Aurélio. Ensaios sobre cinema indígena no Brasil & outros espelhos pós-coloniais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020. 1ª edição.

FELIPE, Marcos Aurélio; ARAÚJO, Célia Maria. Educação e tecnologia. Natal/RN: EDUFRN, 2007.

 

Capítulos de livro

FELIPE, Marcos Aurélio. Limite: o filme de Mário Peixoto. In: SILVA, Marcos; CHAVES, Bené. Cenas brasileiras: o cinema em perspectiva multidisciplinar (1928/1988). Natal/RN: EDUFRN, 2009.

FELIPE, Marcos Aurélio. ARAUJO, Célia Maria. Imagem e educação: conceitos básicos. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim Noronha. (Org.). Linguagens e Práticas Escolares - leitura, literatura e escrita. 1ed. Natal - RN: EDUFRN, 2014, v. , p. 49-67.

FELIPE, Marcos Aurélio. Aportes para análise fílmica em contextos educativos: o cinema de Aloysio Raulino (1968-1980). IN: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Floriano Fernandes de (Orgs.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramentos, sustentabilidade e perspectiva de ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 259-287

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2018:

FELIPE, Marcos Aurélio. O filme documentário (1922-1960): artifício, registro e (re)produção da realidade. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 23, p. 105-128, mar.  2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d23.ar02

FELIPE, Marcos Aurélio. 2018. Escrituras fílmicas problematizadoras do mundo histórico: a ‘questão indígena’ no Brasil. Famecos – mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre/RS, v. 25, n. 2, p. 1-30, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29351

FELIPE, Marcos Aurélio. Problemáticas do contemporâneo em Tsai Ming-Liang: memória, distanciamentos e sexualidade. Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 257-283, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n2.361

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2019

FELIPE, Marcos Aurélio. Variações sobre o cinema de Vincent Carelli: múltiplos reflexos – Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, Beira Interior/Campinas, n. 25, p. 6-46, mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d25.dt01

FELIPE, Marcos Aurélio. Contranarrativas fílmicas Guarani Mbya: atos decoloniais de desobediência estética e institucionais. Matrizes – Revista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), São Paulo, v. 13, n. 1, p. 231-254, 30 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p231-254

FELIPE, Marcos Aurélio. Escrituras documentárias contra a barbárie. Caiana – Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino (Caia), Buenos Aires, v. 14, p. 41-55, 2019. Link: http://caiana.caia.org.ar/resources/uploads/14-pdf/Caiana14L_Felipe2.pdf

FELIPE, Marcos Aurélio. Dimensões (auto)biográficas em Hou Hsiao-hsien – E-Compós – Revista dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). 2019. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1531

FELIPE, Marcos Aurélio. Do outro lado do espelho: história e problemática do Vídeo nas Aldeias (VNA). Visualidades(UFG), v. 17, pp. 1-34, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v17.56629

FELIPE, Marcos Aurélio. Revisitando Edward Yang – PÓS - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (UFMG), v. 9, n. 18, pp. 286-311, nov. 2019 - abr. 2020.

DOI: Link: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16115

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2020

 

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema-caracol de  Luis  Tróchez  Tunubalá:  uma   câmera Misak contra o(s) colonialismo(s). Ars (ECA-USP), v. 18, n. 39, p. 225-259, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.162787

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2021

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema intersticial de Myriam Angueira: autoinscrição, cosmologia e história Mapuche. Revista ECO-pós, v. 24, n. 2, p. 514–549, 2021. DOI: https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i2.27656

 

Artigos em periódicos nacionais e internacionais - 2022

FELIPE, Marcos Aurélio. O cinema contra-colonial Huni Kuin: a face velada do colonialismo. Galáxia, São Paulo, v. 47, pp. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-2553202255913

Publiée

2024-01-31

Comment citer

Felipe, M. A. (2024). Domaines du Cinéma Indigène:: la problématique du sujet revisitée. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 14(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/134450

Numéro

Rubrique

Problèmes de/du cinéma, problèmes de/de la recherche

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