O Circo e as Performances Aéreas:
a simulação do risco e a dissimulação da dor
Mots-clés :
Circo, performances aéreas, risco, dorRésumé
O artigo examina a relação do risco e da dor como elementos presentes na construção, exibição e recepção de espetáculos circenses aéreos. Para tanto, realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema dor e risco, analisando-os como processos perceptivos que englobam questões biológicas, afetivas e culturais. Por fim, caracteriza a performance circense aérea, identificando que a relação entre tais fenômenos se apresenta como paradoxo imbricado em sua apresentação.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Luiz Guilherme Veiga de. Ritual, Risco e Arte circense: o homem em situações-limites. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
AZEVEDO, Pedro Ming. A ciência da dor: sobre fibromialgia e outras síndromes dolorosas. São Paulo: Editora Unesp, 2018
BARBA, Eugenio; SAVAREZI, Nicola. El arte secreto del actor: Diccionario de antropología teatral. (trad. Yalma-Hail Porras. Editora Pórtico de la Ciudad de México/ Escenología, A. C., 1990
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. (trad. Maria João da Costa Pereira). Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BECK, Ulrich. Sociedade do Risco: ruma a uma outra modernidade. (trad. Sebastião Nascimento) – São Paulo: Ed.34, [1986] 2010.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CALÇA, Daniela Helena. Tecido acrobático: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. In. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 5, n. 2, p. 72-88, jul/dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637880
BUENO-GÓMEZ, Noelia. Conceptualizing suffering and pain. In. Philosophy, Ethics, and Humanities in Medicine, Georgetown, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320100668_Conceptualizing_Suffering_and_Pain_Open_Access_httprdcubewiJY
CMB, Santé au travail. Les Arts du Cirque - Carnets de prévention de la santé au travail du CMB, Paris, 2019. Disponível em: http://www.cmb-sante.fr/guide-cirque-actualit%C3%A9s_241_242_1086_1258.html
GOUDARD, Phillippe. Estética do risco: do corpo sacrificado ao corpo abandonado. In. WALLON, Emmanuel (Org). O Circo no Risco da Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. P.25-32.
GUZZO, Marina Souza Lobo. Risco como Estética, Corpo como Espetáculo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009.
LE BRETON, David. Condutas de Risco: dos jogos de morte aos jogos de viver. (Trad. Lólio Lourenço de Oliveira). Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
LE BRETON, David. Expériences de la douleur: entre destruction et renaissance. Paris, Éditions Métailié, 2010.
LE BRETON, David. Antropologia da Dor. (Trad. de Iraci D. Poleti.). São Paulo: Fap-Unifesp, [1995] 2013.
LIEBER, Renato Rocha; LIEBER, Nicolina Silvana Romano. O Conceito de Risco: Janus reinventado. In: Minayo MCS & Miranda AC Saúde e ambiente: Estreitando nós. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2002. P.69-112 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308685718_O_conceito_de_Risco_Janus_reinventado
MENDONÇA, Gabriel Coelho. Quando o chão não basta - reflexões sobre a virtuose acrobática em uma criação aérea circense. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)
MILLÁS, Cláudia Regina Garcia. Trajetórias de risco, treinamento e criação: experiências vividas nos espaços vertical e aéreo. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)
MORGAN, Clifford Thomas. Psicologia fisiológica. (trad. de Alcides Gadotti). São Paulo: EPU, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1973.
OLIVEIRA, Zezo de. Prólogo. In. FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; SILVA, Erminia. Segurança no Circo: questão de prioridade. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015. P.17-22.
RUDIGER, Francisco Ricardo. A estética do simulacro Francisco – In. INTERCOM: Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, vol. XVI, nº.1, P.60-75, jan/jun, 1993. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/804/691
STOPPEL, Erica Raquel. O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea – Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les lecteurs sont libres de transférer, d’imprimer et d’utiliser les articles publiés dans la revue, à condition qu’il y ait toujours une mention explicite à (aux) auteur(s) et à la Revista Brasileira de Estudos da Presença et que le document original ne subisse aucune altération. Tout autre usage des textes doit être approuvé par l’(les) auteur (s) et par la revue. En soumettant un article à la Revista Brasileira de Estudos da Presença, approuvé à la publication, les auteurs acceptent de céder à la revue, sans rémunération, les droits qui suivent : droits de première publication et autorisation pour que la revue redistribue cet article et ses métadonnées aux services d’indexation et de référencement que ses éditeurs jugent appropriés.
Cette revue utilise une Licença de Atribuição Creative Commons.