O Circo e as Performances Aéreas:

a simulação do risco e a dissimulação da dor

Auteurs

  • Marilia Teodoro de Leles Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais. https://orcid.org/0000-0002-0537-3493
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais.

Mots-clés :

Circo, performances aéreas, risco, dor

Résumé

O artigo examina a relação do risco e da dor como elementos presentes na construção, exibição e recepção de espetáculos circenses aéreos. Para tanto, realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema dor e risco, analisando-os como processos perceptivos que englobam questões biológicas, afetivas e culturais. Por fim, caracteriza a performance circense aérea, identificando que a relação entre tais fenômenos se apresenta como paradoxo imbricado em sua apresentação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marilia Teodoro de Leles, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais.

Artista circense, graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás e Mestre em Performances Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, possuindo o circo como campo de pesquisa. Atualmente é professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia, aluna no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás e integrante do Grupo Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performances Culturais.

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais.

Idealizador e fundador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG (Doutorado e Mestrado). Encenador e crítico de teatro, coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais, financiamentos CNPQ, FAPEG, CAPES, FUNAPE. Livros publicados: Brazilian Theater, 1970–2010 (2015, McFarland, org. with Eva Bueno); Gestual, Teatro e Melodrama: Performances, Pantomimas e Teatro nas feiras (2020 Ed. Fi); Música na contemporaneidade (2015, PUC/GO org. com Claudia Zanini); O Mundo é um moinho: reflexões sobre o teatro popular no séc. XX; Performances Culturais (Hucitec org. com Eduardo Reinato e Heloisa Capel).

Références

ALMEIDA, Luiz Guilherme Veiga de. Ritual, Risco e Arte circense: o homem em situações-limites. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

AZEVEDO, Pedro Ming. A ciência da dor: sobre fibromialgia e outras síndromes dolorosas. São Paulo: Editora Unesp, 2018

BARBA, Eugenio; SAVAREZI, Nicola. El arte secreto del actor: Diccionario de antropología teatral. (trad. Yalma-Hail Porras. Editora Pórtico de la Ciudad de México/ Escenología, A. C., 1990

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. (trad. Maria João da Costa Pereira). Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BECK, Ulrich. Sociedade do Risco: ruma a uma outra modernidade. (trad. Sebastião Nascimento) – São Paulo: Ed.34, [1986] 2010.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CALÇA, Daniela Helena. Tecido acrobático: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. In. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 5, n. 2, p. 72-88, jul/dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637880

BUENO-GÓMEZ, Noelia. Conceptualizing suffering and pain. In. Philosophy, Ethics, and Humanities in Medicine, Georgetown, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320100668_Conceptualizing_Suffering_and_Pain_Open_Access_httprdcubewiJY

CMB, Santé au travail. Les Arts du Cirque - Carnets de prévention de la santé au travail du CMB, Paris, 2019. Disponível em: http://www.cmb-sante.fr/guide-cirque-actualit%C3%A9s_241_242_1086_1258.html

GOUDARD, Phillippe. Estética do risco: do corpo sacrificado ao corpo abandonado. In. WALLON, Emmanuel (Org). O Circo no Risco da Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. P.25-32.

GUZZO, Marina Souza Lobo. Risco como Estética, Corpo como Espetáculo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009.

LE BRETON, David. Condutas de Risco: dos jogos de morte aos jogos de viver. (Trad. Lólio Lourenço de Oliveira). Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

LE BRETON, David. Expériences de la douleur: entre destruction et renaissance. Paris, Éditions Métailié, 2010.

LE BRETON, David. Antropologia da Dor. (Trad. de Iraci D. Poleti.). São Paulo: Fap-Unifesp, [1995] 2013.

LIEBER, Renato Rocha; LIEBER, Nicolina Silvana Romano. O Conceito de Risco: Janus reinventado. In: Minayo MCS & Miranda AC Saúde e ambiente: Estreitando nós. Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2002. P.69-112 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308685718_O_conceito_de_Risco_Janus_reinventado

MENDONÇA, Gabriel Coelho. Quando o chão não basta - reflexões sobre a virtuose acrobática em uma criação aérea circense. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2016. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)

MILLÁS, Cláudia Regina Garcia. Trajetórias de risco, treinamento e criação: experiências vividas nos espaços vertical e aéreo. Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)

MORGAN, Clifford Thomas. Psicologia fisiológica. (trad. de Alcides Gadotti). São Paulo: EPU, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1973.

OLIVEIRA, Zezo de. Prólogo. In. FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; SILVA, Erminia. Segurança no Circo: questão de prioridade. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015. P.17-22.

RUDIGER, Francisco Ricardo. A estética do simulacro Francisco – In. INTERCOM: Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, vol. XVI, nº.1, P.60-75, jan/jun, 1993. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/804/691

STOPPEL, Erica Raquel. O artista, o trapézio e o processo de criação: reflexões de uma trapezista da cena contemporânea – Campinas, SP: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena)

Publiée

2022-07-22

Comment citer

Leles, M. T. de, & Camargo, R. C. de. (2022). O Circo e as Performances Aéreas: : a simulação do risco e a dissimulação da dor. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 12(3), 1–26. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/112568

Numéro

Rubrique

Autres thématiques

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice