Imagem: do cinema para a performance

Auteurs

  • Carina Sehn
  • Paola Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil) Professora do PPGEDU UFRGS

Mots-clés :

Performance, Image, Corps, Cinéma, Représentation

Résumé

No âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se lança de uma representação estratificada, moralizante, a uma imagem performática, vibrátil. O trabalho de artistas contemporâneos nos permite e faz pensar a imagem na sua relação com o novo, com o que não é possível conter, com as imagens produzidas pela arte da performance, por um corpo que cria imagens sucessivamente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paola Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil), Professora do PPGEDU UFRGS

Professora titular do PPGEDU Linha da Filosofias da Diferença e Educação Área: Artes, Educação e Filosofia 

Publiée

2022-10-14

Comment citer

Sehn, C., & Zordan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil), P. (2022). Imagem: do cinema para a performance. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 4(3), 551–568. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/44271

Numéro

Rubrique

Autres thématiques

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.