Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo

Autores

  • Elizabeth Motta Jacob Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodolfo Viana de Paulo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Funk, Fotografia, Performance, LGBT, Dança

Resumo

O fenômeno do Funk é mais amplo do que as suas especificidades como gênero musical. O lugar cultural por ele ocupado coloca em evidência questões relativas ao corpo, gênero, raça e classe social como conteúdos sociopolíticos em constante fricção com a cultura da elite e das mídias, que o absorvem e buscam higienizá-lo. Entende-se que se algo deve ser higienizado pelo apagamento dos traços sociais e raciais dos funkeiros é porque essa condição é entendida como abjeta – imunda. Parte-se aqui do conceito de imundo para tratar do corpo negro e LGBT no universo do Funk por meio do portrait de seis rapazes tendo como suporte teórico reflexões do campo da dança, da performance art e da política.

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Biografia do Autor

Elizabeth Motta Jacob, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teatro pela UNIRIO, Mestre em Comunicação Social pela UFF, DEU em Esthètique: Cinema, Television et Audiovisuel - Université de Paris I Pantheon Sorbonne, Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Curso de Comunicação Visual - Design, EBA/UFRJ , Coordenadora e Professora do Curso de Pós Graduação em Artes da Cena, UFRJ. Conceituou, implantou e coordenou a Pós-graduação em Direção de Arte na Universidade Estácio de Sá onde foi professora dos cursos de Cinema e de Produção Audiovisual. Professora convidada pela "Escuela Internacional de Cine e Tv", Cuba. Trabalhou para The Survivors of the Shoah Archives de Steven Spielberg na realização de uma série de documentários hoje disponibilizados no Museu do Holocausto em Washington - DC. Trabalhou para diversas emissoras de televisão no Brasil e no exterior. Trabalha atualmente com questões relativas à Cena Expandida. Áreas de concentração: Cinema, Cena Expandida, Design, Direção de Arte, Comunicação Visual e criação de material grafotatil para educação de cegos e pessoas com baixa visão.

 

Rodolfo Viana de Paulo, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), linha de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO), linha de pesquisa: Poéticas da Cena. Especialização em Criação Publicitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM RJ (Escola de Criação - Curso de Portfólio). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (2005-2009). Curso Técnico em Publicidade e Propaganda na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (2002-2004). Larga experiência no mercado publicitário com atuação Direção de Arte desde 2003. Prestou serviço em agências e veículos de comunicação carioca como Agências3, Ogilvy & Mather e Publicis, FM O Dia e outros. Integrou a equipe de Projetos Especiais do Sistema Globo de Rádio (CBN, Rádio Globo, BEAT98, MultShow FM e outras) onde desenvolveu projetos de vanguarda com potencial de Cross Mídia das Organizações Globo para grandes anunciantes brasileiros, incluindo os projetos e planejamentos de ações da Copa 2014 dos veículos. Atualmente leciona nas graduações de Fotografia e de Publicidade da Escola de Comunicação e Design do Instituto Infnet. É artista visual atuando com interesse nos seguintes temas: imagem, música, corpo e cultura popular.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Jacob, E. M., & Viana de Paulo, R. (2022). Poses Imundas: o funk, a fotografia, performatividade de gênero e a dança na construção do portrait fotográfico contemporâneo. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(1), 01–39. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/85371

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