Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede

Autores

  • Josiane Franken Corrêa (Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS, Brasil) Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-3983-0215
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-0708-0942

Palavras-chave:

Dança na Escola. Educação Básica, Legislação, Pesquisas, Brasil.

Resumo

O artigo objetiva mapear políticas educacionais, documentos oficiais e trabalhos acadêmicos relacionados à Dança na Escola, a fim de criar um panorama, situando as principais iniciativas públicas e pesquisas envolvidas na busca pela inserção do professor de Dança na instituição escolar no contexto brasileiro. O trabalho caracteriza-se como documental e bibliométrico quali-quantitativo, tendo como recorte temporal o período entre 1990 e 2017. Conclui-se que, para analisar a constituição do campo acadêmico em Dança na Escola no Brasil, é necessário identificar ações que influenciam o desenvolvimento desta prática, sob a perspectiva de uma visão sistêmica e relacional.

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Biografia do Autor

Josiane Franken Corrêa (Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS, Brasil), Universidade Federal de Pelotas

Professora no Curso de Dança - Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda e Mestre (2012 - Bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.

Vera Lúcia Bertoni dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Licenciada e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE) do CNPq. 

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Corrêa (Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS, Brasil), J. F., & Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil), V. L. B. dos. (2022). Políticas educacionais e pesquisas acadêmicas sobre Dança na Escola no Brasil: um movimento em rede. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(1), 1–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/82443

Edição

Seção

Artes Cênicas na Escola