Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil

Autores

  • Ana Paula Hofling (University of North Carolina – Greensboro, Estados Unidos da América) University of North Carolina, Greensboro

Palavras-chave:

BPI, Alteridade, Dança, Coreografia, Pesquisa

Resumo

Este trabalho propõe um questionamento dos princípios fundamentais do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) ensinado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. A análise problematiza a suposição de que os alunos não têm consciência da sua própria brasilidade, a qual eles devem buscar através do BPI, e questiona uma metodologia coreográfica na qual alunos são ensinados a serem possuídos pela dança. O trabalho chama a atenção ao desequilíbrio de poder inerente na experiência de co-habitar do BPI, em que alunos pesquisam outros às margens da sociedade, que são entendidos como fonte de uma autêntica cultura brasileira. O trabalho convida alunos e professores de BPI a reconsiderar a ética dessa metodologia de pesquisa e a considerar a possibilidade de pesquisas coreográficas que sejam capazes de engajar mente e corpo de uma forma crítica e consciente.

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Biografia do Autor

Ana Paula Hofling (University of North Carolina – Greensboro, Estados Unidos da América), University of North Carolina, Greensboro

Assistant Professor of Dance, University of North Carolina, Greensboro (2014-)

Postdoctoral Fellow in Latin American Studies at Wesleyan University (2012-2014)

PhD in Culture and Performance Studies from UCLA (2012)

Master of Fine Arts from University of Hawai`i (2003)

Fulbright scholar at the Academia Superior de Artes de Bogotá, Colombia (1999)

Master of Arts in Dance from UCLA (1997)

Bachelor of Arts in Linguistics from UC Berkeley (1993)

 

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Hofling (University of North Carolina – Greensboro, Estados Unidos da América), A. P. (2016). Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(2), 287–308. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/62864

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