Decompondo a Cena:

gênero, comunidade, raça e dança como zona de contato em Mimosa / Twenty Looks or Paris is Burning

Autores

  • Stefania Lodi Rizzini Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3

Palavras-chave:

Comunidade, Zona de Contato, Voguing, Gênero, Dança pós-moderna

Resumo

Este artigo explora a dança por intermédio da lente do gênero, utilizando o estudo de caso de Mimosa / Twenty Looks or Paris is Burning, uma performance coletiva concebida por quatro dos mais importantes coreógrafos contemporâneos: Trajal Harrell, Cecilia Bengolea, François Chaignaud e Marlene Monteiro Freitas. Este texto interroga diferentes elementos destacados por essa performance, como a forma pela qual a herança da dança pode dialogar com as perspectivas contemporâneas referentes a questões de classe, gênero e raça, para nos ajudar a compreender melhor a representação da identidade subcultural na dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefania Lodi Rizzini, Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3

Stefania Lodi Rizzini se formou na Università degli Studi di Milano. Seu principal foco de pesquisa aborda o conceito de feminino, identidade e cultura. Atualmente é doutoranda na Universidade de Paris, Nouvelle-Sorbonne Paris 3, no âmbito do LIRA (Laboratoire International de la Recherche sur les Arts), no Instituto de Teatro. Sua pesquisa atual, sob a orientação de Joseph Féral, relaciona-se à questão de gênero, performance, corpo e mito, especificamente no teatro contemporâneo.

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Lodi Rizzini, S. (2025). Decompondo a Cena:: gênero, comunidade, raça e dança como zona de contato em Mimosa / Twenty Looks or Paris is Burning. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 15(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/147119

Edição

Seção

Temas Contemporâneos IV