Flamenco Negro:

uma análise do espetáculo da Companhia De Arte La Negra Ana Medeiros

Autores

Palavras-chave:

Flamenco, Racismo, Negritude, Dança, Atlântico Negro

Resumo

Este artigo propõe uma análise do espetáculo Flamenco Negro a partir do referencial teórico da sociologia da arte e da sociologia das relações étnico-raciais, combinando a análise do contexto social de produção da obra com a metodologia de análise do espetáculo. O estudo constatou que o processo de criação foi parte de uma rede social articuladora de uma comunidade de sentido que ajudou a formar a própria consciência racial das bailarinas, possibilitando-lhes reafirmar sua posição e seu modo de dançar no cenário artístico e redimensionar a diáspora negra como experiência coletiva ao ressaltar o hibridismo entre danças e musicalidades afrodiaspóricas no flamenco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Master in Education (UFRGS). Works in the area of ​​Dance Theory, with emphasis on the relationship between Dance and Education, Dance and Human Sciences (Anthropology, Sociology, History, Cultural Studies, Gender Studies).

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Andreoli, G. (2023). Flamenco Negro:: uma análise do espetáculo da Companhia De Arte La Negra Ana Medeiros. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129360

Edição

Seção

Culturas Populares