Dança na Escola... Para Quê?

Autores

Palavras-chave:

Arte, Educação Básica, Educação, Ensino de Dança, Função Social

Resumo

O ensaio é uma defesa sobre a presença da dança no currículo da educação formal. Por que ter dança na escola? Dança na escola... para quê? Com base no trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelas autoras, que envolveu busca de textos, participação em palestras, escritas conjuntas, entre outras estratégias, este texto aponta para oito focos de argumentação que podem ser desdobrados e reunidos em outras configurações. Salienta-se, como conclusão, a importância da dança na escola básica, pois, além de prevista em legislação, possibilita ao alunado evolução do conhecimento sobre o próprio corpo, instigação de sua capacidade criativa e ampliação de seus horizontes históricos e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora da Graduação de Dança e do Mestrado em Artes Cênicas da UFRGS. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute. Tem formação em dança contemporânea, moderna, balé. Foi autora dos Referenciais Curriculares da Dança/Arte do Estado do Rio Grande do Sul em 2009. Em 2013, dois de seus livros foram selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola ? PNBE do Professor 2013. Desde 2012, coordena o PIBID/Dança e ou RP/Dança da UFRGS/CAPES. Em 2015 foi contemplada pelo Edital Universal do CNPq (2015-2017). Em 2015 lançou a primeira edição da Especialização em Dança da UFRGS, do qual foi coordenadora. Em agosto de 2015 a setembro de 2019 assumiu a chefia da COMGRAD do curso de dança desta mesma universidade É jurada do Carnaval de São Paulo desde 2017. Na universidade que atua, foi orientadora dos trabalhos que receberam a premiação máxima dos Salões UFRGS: em 2019 no Salão de Ensino e em 2018 no Salão de Iniciação Científica.

Rubiane Falkenberg Zancan, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, Graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. Coordenadora do Curso de Dança da Universidade de Cruz Alta no período de dezembro de 2004 a janeiro de 2011. Atuou como bailarina da Muovere Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança; Mimese Cia. de Dança, Grupo de Bailarinos Independentes. Participou do "Núcleo de Avaliação da Unidade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS" de 2011 a 2019. Nas pesquisas acadêmicas, no ensino e na extensão trabalha com o estudo de produção e recepção em dança e suas confluências com as práticas pedagógicas. Membro do "Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação" (GRACE) e do "Grupo de Pesquisa Avaliação Institucional" (GEPAI).

Publicado

2022-12-23

Como Citar

do Valle, F. P., & Zancan, R. F. (2022). Dança na Escola. Para Quê?. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–20. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/123696

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)