Dança na Escola... Para Quê?

Authors

Keywords:

Elementary School, High School, Final Years, Education, Art

Abstract

The essay is a defense for the presence of dance in the curriculum of elementary and high school. Why should we have dance at school? Dance at school... for what? Based on the work developed over the years by the authors, which involved searching for articles, participating in lectures, writings, among other strategies, this text points to eight points of argument that can be unfolded and gathered in other configurations. As a conclusion, the importance of dance in elementary and high school is highlighted, as, besides legislation, it allows students to develop knowledge about their own bodies, instigating their creative capacity and expanding their historical and cultural horizons.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora da Graduação de Dança e do Mestrado em Artes Cênicas da UFRGS. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute. Tem formação em dança contemporânea, moderna, balé. Foi autora dos Referenciais Curriculares da Dança/Arte do Estado do Rio Grande do Sul em 2009. Em 2013, dois de seus livros foram selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola ? PNBE do Professor 2013. Desde 2012, coordena o PIBID/Dança e ou RP/Dança da UFRGS/CAPES. Em 2015 foi contemplada pelo Edital Universal do CNPq (2015-2017). Em 2015 lançou a primeira edição da Especialização em Dança da UFRGS, do qual foi coordenadora. Em agosto de 2015 a setembro de 2019 assumiu a chefia da COMGRAD do curso de dança desta mesma universidade É jurada do Carnaval de São Paulo desde 2017. Na universidade que atua, foi orientadora dos trabalhos que receberam a premiação máxima dos Salões UFRGS: em 2019 no Salão de Ensino e em 2018 no Salão de Iniciação Científica.

Rubiane Falkenberg Zancan, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, Graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. Coordenadora do Curso de Dança da Universidade de Cruz Alta no período de dezembro de 2004 a janeiro de 2011. Atuou como bailarina da Muovere Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança; Mimese Cia. de Dança, Grupo de Bailarinos Independentes. Participou do "Núcleo de Avaliação da Unidade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS" de 2011 a 2019. Nas pesquisas acadêmicas, no ensino e na extensão trabalha com o estudo de produção e recepção em dança e suas confluências com as práticas pedagógicas. Membro do "Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação" (GRACE) e do "Grupo de Pesquisa Avaliação Institucional" (GEPAI).

Published

2022-12-23

How to Cite

do Valle, F. P., & Zancan, R. F. (2022). Dança na Escola. Para Quê?. Brazilian Journal on Presence Studies, 13(1), 1–20. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/123696

Issue

Section

Other Themes

Most read articles by the same author(s)