Takarazuka Revue

atuação, atmosfera e gênero no teatro musical japonês

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Palavras-chave:

takarazuka, musical, Japão, Otokoyaku, Teatro

Resumo

O presente artigo expõe os elementos que legitimam o teatro musical takarazuka, fundado no início do século XX, como linguagem performática. Parte-se de dois espetáculos, Rosa de Versalhes e Era uma vez na América, destacando três elementos de análise: metodologia de atuação, atmosfera cênica e performance de gênero. Infere-se a subversão do papel da mulher como artista e a negociação entre os padrões de gênero atuais por meio de pequenas reinvenções e atributos técnicos herdados. A performatividade takarazuka recorre a escolhas artísticas e comerciais que promovem a fricção e a fantasia dos gêneros, além de alinhar preceitos políticos da era feudal ao modernismo.

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Biografia do Autor

Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo é mestrando do Programa de PósGraduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2016-2022), tendo realizado intercâmbio na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) (2019-2020) pela JASSO. Sua trajetória de pesquisa integra a contracultura japonesa no que diz respeito à dança butô de Tatsumi Hijikata, ao teatro Angura e ao cinema marginal japonês. Atualmente, integra o Núcleo Experimental de Butô como performer e pesquisador e a Fujima Ryu Brasil como ator e dançarino de Kabuki.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Aleixo, D. R. F. (2023). Takarazuka Revue: atuação, atmosfera e gênero no teatro musical japonês. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/128369

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