Monstruosidades, Corpo e Criação

estratégias para se dançar com o infamiliar

Autores

  • Marcos Katu Buiati Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil Instituto Federal de Brasília – IFB, Brasília/DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9660-6693

Palavras-chave:

Monstros, Corpo, Criação, Dança, Infamiliar

Resumo

Este artigo discute um campo de investigações em torno do enlace entre monstruosidades, corpo e criação em dança. Inicia-se com a delimitação do conceito de monstro, utilizado neste trabalho, e com a exposição de alguns dos incômodos vivenciados coletivamente na experiência corporal~subjetiva no presente. Em seguida, traça-se um percurso da monstruosidade explicitando como o monstro, historicamente estranho, foi se tornando familiar ao longo do século XX. Por fim, discute-se a aproximação do monstro com o infamiliar, o inquietante, como estratégia de criação em dança a partir do relato de três processos composicionais.

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Biografia do Autor

Marcos Katu Buiati, Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil Instituto Federal de Brasília – IFB, Brasília/DF, Brasil

Marcos Katu Buiati é artista da dança e pesquisador. Docente do Instituto Federal de Brasília, onde lidera o DES – Núcleo de Pesquisa e Criação em Dança. Mestre em Performances Culturais pela Universidade de Goiás, atualmente é doutorando em Artes Cênicas na Universidade de Brasília, onde pesquisa processos de criação em dança na interface com as monstruosidades, a literatura e a psicanálise.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Buiati, M. K. (2023). Monstruosidades, Corpo e Criação: estratégias para se dançar com o infamiliar. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/128243

Edição

Seção

Dança, Violência e Conflito