Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego

escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil)

Autores

Palavras-chave:

Dança, Necropolítica, Videodança, Escravidão, Campinas

Resumo

Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil) – Este artigo investiga a videodança Fôlego (2018), cuja temática aborda a violência praticada contra os corpos negros na contemporaneidade. Para tal apreciação, este trabalho fez um breve panorama acerca da historicidade da escravidão no Brasil, em especial sobre a cidade de Campinas (SP), local de criação da obra, tendo como eixo norteador o conceito de necropolítica (Mbembe, 2016). Logo, o artigo discute o processo virtual de criação em videodança (Angeli, 2020), contribuindo para o debate acerca de diferentes territorialidades da cena e para as provocações político-sociais na dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Angeli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Diogo Angeli é artista da cena, educador, pesquisador e videomaker. Doutor e Mestre em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Autor do livro "A arte da Videodança: olhares intermidiáticos" (2020), dedica-se à pesquisa da comunicação da dança contemporânea junto a outras linguagens artísticas e tecnológicas, especialmente a videodança. Orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação em pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, e no Instituto Federal do Amapá - IFAP. Professor de Artes e Dança no Ensino Fundamental do Santanna International School e na academia Ballet Cristiana Packer.

 

Marcelo Rocco, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Marcelo Rocco é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro. Presidente do colegiado de Licenciatura (DEART). É coordenador do subprojeto PIBID-Artes (UFOP) desde 2018. É professor, orientador e membro do colegiado no PPGAC (UFOP). Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Improvisação e Dramaturgia (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Angeli, D., & Rocco, M. (2023). Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/128194

Edição

Seção

Dança, Violência e Conflito