A Mímica Corporal em brasa:
intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe
Mots-clés :
Artes CênicasRésumé
Este texto apresenta reflexões sobre a pesquisa performativa realizada pelo Duo Mimexe, em 2018, nos EUA, na relação com a Mímica Corporal. A experiência integrou o convívio, no modo laboratorial, com Thomas Leabhart, Leonard Pitt, Corinne Soum e Steven Wasson, ex-assistentes de Étienne Decroux, objetivando compreender ressonâncias artísticas e pedagógicas daquela arte em suas atividades atuais, em perspectivas interculturais, com estudos de reperformance e o corpo como arquivo. Discute-se o caráter de ateliê expandido fortalecido na experiência, concluindo que a maneira artística decrouxiana ainda pode ser guia de pesquisas baseadas na prática, gerando, inclusive, arte.
Téléchargements
Références
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Martins Fontes: São Paulo, 1998.
BRAGA. Bya. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal da autora artista. 2018.
BRAGA, Bya. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.
CORREA, Alexandre Brum. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal do autor artista. 2018.
DECROUX, Étienne. Palabras sobre el mimo. Trad. César Jaime Rodríguez. México: Ediciones El Milagro/Arte y Escena Ediciones, 2000.
DECROUX, Étienne. Paraules sobre el mim. Trad. Mariana Miracle e Maria Zaragoza. Barcelona: Diputació Barcelona/ Institut del Teatre, 2008.
DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1964.
DE MARINIS, Marco. Mimo e teatro nel novecento. Firenze: La Casa Usher, 1993.
DULLIN, Charles. Souvenirs et notes de travail d´um acteur. Paris: Odette Lieutier Editeur, 1946.
DULLIN, Charles. Ce sont les dieux qu’il nous faut. Paris: Gallimard, 1969.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na vida. Em: Revista Educação & Realidade. V. 29, n. 1. UFRGS, 2004.
FACCO, Marta Lucia Cargnin. Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais. Revista Digital do LAV, 10(2), 213-227. 2017.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo, SP: Palas Athena, 2004.
SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. Trad. A. K. Guimarães e M. C. Cescato. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les lecteurs sont libres de transférer, d’imprimer et d’utiliser les articles publiés dans la revue, à condition qu’il y ait toujours une mention explicite à (aux) auteur(s) et à la Revista Brasileira de Estudos da Presença et que le document original ne subisse aucune altération. Tout autre usage des textes doit être approuvé par l’(les) auteur (s) et par la revue. En soumettant un article à la Revista Brasileira de Estudos da Presença, approuvé à la publication, les auteurs acceptent de céder à la revue, sans rémunération, les droits qui suivent : droits de première publication et autorisation pour que la revue redistribue cet article et ses métadonnées aux services d’indexation et de référencement que ses éditeurs jugent appropriés.
Cette revue utilise une Licença de Atribuição Creative Commons.