A Mímica Corporal em brasa:

intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe

Auteurs

  • Bya Braga Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Graduação em Teatro e Programa de Pós-Graduação em Artes.
  • Alexandre Brum Correa Duo Mimexe

Mots-clés :

Artes Cênicas

Résumé

Este texto apresenta reflexões sobre a pesquisa performativa realizada pelo Duo Mimexe, em 2018, nos EUA, na relação com a Mímica Corporal. A experiência integrou o convívio, no modo laboratorial, com Thomas Leabhart, Leonard Pitt, Corinne Soum e Steven Wasson, ex-assistentes de Étienne Decroux, objetivando compreender ressonâncias artísticas e pedagógicas daquela arte em suas atividades atuais, em perspectivas interculturais, com estudos de reperformance e o corpo como arquivo. Discute-se o caráter de ateliê expandido fortalecido na experiência, concluindo que a maneira artística decrouxiana ainda pode ser guia de pesquisas baseadas na prática, gerando, inclusive, arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bya Braga, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Artes Cênicas, Curso de Graduação em Teatro e Programa de Pós-Graduação em Artes.

Artista cênica (atriz e diretora). Professora e pesquisadora na área de teatro/atuação desde 1993 na UFMG. Doutora em Artes Cênicas. Pós-doutora Estudos da Performance (NYU) Possui o seguinte livro publicado: "Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania", pela Ed.UFMG. Integrou a diretoria da ABRACE (2012-2014). Foi diretora da Escola de Belas Artes da UFMG (2013-2017).

Références

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Martins Fontes: São Paulo, 1998.

BRAGA. Bya. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal da autora artista. 2018.

BRAGA, Bya. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

CORREA, Alexandre Brum. Caderno de pesquisa de 2018. Arquivo pessoal do autor artista. 2018.

DECROUX, Étienne. Palabras sobre el mimo. Trad. César Jaime Rodríguez. México: Ediciones El Milagro/Arte y Escena Ediciones, 2000.

DECROUX, Étienne. Paraules sobre el mim. Trad. Mariana Miracle e Maria Zaragoza. Barcelona: Diputació Barcelona/ Institut del Teatre, 2008.

DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Gallimard, 1964.

DE MARINIS, Marco. Mimo e teatro nel novecento. Firenze: La Casa Usher, 1993.

DULLIN, Charles. Souvenirs et notes de travail d´um acteur. Paris: Odette Lieutier Editeur, 1946.

DULLIN, Charles. Ce sont les dieux qu’il nous faut. Paris: Gallimard, 1969.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se na escrita e na vida. Em: Revista Educação & Realidade. V. 29, n. 1. UFRGS, 2004.

FACCO, Marta Lucia Cargnin. Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em Artes Visuais. Revista Digital do LAV, 10(2), 213-227. 2017.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MATURANA, H. R.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo, SP: Palas Athena, 2004.

SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. Trad. A. K. Guimarães e M. C. Cescato. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

Publiée

2022-06-28

Comment citer

Braga, B., & Correa, A. B. (2022). A Mímica Corporal em brasa: : intimidade, ateliê performativo e intervenção na criação do Duo Mimexe. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 12(2), 1–31. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/111281

Numéro

Rubrique

Questions contemporaines III

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.