A LÍNGUA É NÓIS: UM ESTUDO DE CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.122747Resumo
Esta pesquisa procurou investigar as crenças e as atitudes em relação a aulas de Filosofia ministradas por um estudante de História que utiliza variedades linguísticas próprias do falar urbano da periferia de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo uso de gírias e de construções sintáticas que consistem em marcas de identificação de uma comunidade de prática (ECKERT, 2005; ECKERT; MCCONNELL-GINET, 2010), como as concordâncias verbal e nominal variáveis. Para tanto, este trabalho utilizou um corpus de 270 comentários enviados em 10 vídeos disponibilizados por Marcelo Henrique Marques, o Audino Vilão, na plataforma YouTube. A partir de conceitos acerca das normas linguísticas (FARACO, 2012; CALLOU, 2014; CYRANKA, 2014), de estudos de crenças e atitudes linguísticas (BOTASSINI, 2013; LAMBERT; LAMBERT, 1972) e da divisão das avaliações entre três grupos distintos, constatamos que as crenças e atitudes com relação à prática docente e à norma utilizada pelo estudante foram, em sua maioria, positivas.
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