A LÍNGUA É NÓIS: UM ESTUDO DE CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.122747Resumen
Esta pesquisa procurou investigar as crenças e as atitudes em relação a aulas de Filosofia ministradas por um estudante de História que utiliza variedades linguísticas próprias do falar urbano da periferia de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo uso de gírias e de construções sintáticas que consistem em marcas de identificação de uma comunidade de prática (ECKERT, 2005; ECKERT; MCCONNELL-GINET, 2010), como as concordâncias verbal e nominal variáveis. Para tanto, este trabalho utilizou um corpus de 270 comentários enviados em 10 vídeos disponibilizados por Marcelo Henrique Marques, o Audino Vilão, na plataforma YouTube. A partir de conceitos acerca das normas linguísticas (FARACO, 2012; CALLOU, 2014; CYRANKA, 2014), de estudos de crenças e atitudes linguísticas (BOTASSINI, 2013; LAMBERT; LAMBERT, 1972) e da divisão das avaliações entre três grupos distintos, constatamos que as crenças e atitudes com relação à prática docente e à norma utilizada pelo estudante foram, em sua maioria, positivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Organon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.