A LÍNGUA É NÓIS: UM ESTUDO DE CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.122747Abstract
Esta pesquisa procurou investigar as crenças e as atitudes em relação a aulas de Filosofia ministradas por um estudante de História que utiliza variedades linguísticas próprias do falar urbano da periferia de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo uso de gírias e de construções sintáticas que consistem em marcas de identificação de uma comunidade de prática (ECKERT, 2005; ECKERT; MCCONNELL-GINET, 2010), como as concordâncias verbal e nominal variáveis. Para tanto, este trabalho utilizou um corpus de 270 comentários enviados em 10 vídeos disponibilizados por Marcelo Henrique Marques, o Audino Vilão, na plataforma YouTube. A partir de conceitos acerca das normas linguísticas (FARACO, 2012; CALLOU, 2014; CYRANKA, 2014), de estudos de crenças e atitudes linguísticas (BOTASSINI, 2013; LAMBERT; LAMBERT, 1972) e da divisão das avaliações entre três grupos distintos, constatamos que as crenças e atitudes com relação à prática docente e à norma utilizada pelo estudante foram, em sua maioria, positivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Organon

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
When submitting an article to Organon, the authors agree to give in, without any remuneration, the rights of first publication and the permission for Organon to redistribute this article and its metadata to the indexation and reference services that the editors may judge appropriate, which means they do not keep the copyright.