UM OLHAR SOBRE A AQUISIÇÃO DA RELAÇÃO LETRA-SOM A PARTIR DO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-8915.135076Abstract
Este artigo focaliza a aquisição da escrita, especificamente o conhecimento sobre o alfabeto, na fase anterior à alfabetização formal que ocorre a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, com base em dados obtidos através da observação de crianças do 5º período da Educação Infantil de uma escola pública. A metodologia utilizada foi a da observação participante. O objetivo foi o de descrever e analisar o processo das crianças aprendizes de apropriação do conhecimento da escrita nas atividades propostas pela professora. O comportamento observado indicou que o conhecimento ainda incipiente sobre o alfabeto do português brasileiro, de acordo com as convenções ortográficas estabelecidas, leva a estratégias de memorização típicas desta fase, referida como pré-alfabetização ou holográfica (Ehri; Snowling, 1998).
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.