UM OLHAR SOBRE A AQUISIÇÃO DA RELAÇÃO LETRA-SOM A PARTIR DO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.135076

Resumo

Este artigo focaliza a aquisição da escrita, especificamente o conhecimento sobre o alfabeto, na fase anterior à alfabetização formal que ocorre a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, com base em dados obtidos através da observação de crianças do 5º período da Educação Infantil de uma escola pública. A metodologia utilizada foi a da observação participante. O objetivo foi o de descrever e analisar o processo das crianças aprendizes de apropriação do conhecimento da escrita nas atividades propostas pela professora. O comportamento observado indicou que o conhecimento ainda incipiente sobre o alfabeto do português brasileiro, de acordo com as convenções ortográficas estabelecidas, leva a estratégias de memorização típicas desta fase, referida como pré-alfabetização ou holográfica (Ehri; Snowling, 1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Abreu Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Linguística e Filologia

Sociolinguística: variação e mudança linguística, peercepção e aquisição da variação linguística.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

ABREU GOMES, Christina. UM OLHAR SOBRE A AQUISIÇÃO DA RELAÇÃO LETRA-SOM A PARTIR DO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS NO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Organon, Porto Alegre, v. 38, n. 76, 2023. DOI: 10.22456/2238-8915.135076. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135076. Acesso em: 11 ago. 2025.