A crise não é do jornalismo, mas do seu financiamento: entrevista com Jean Charron
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-858320190.5-15Palavras-chave:
Jornalismo. Jornalismo de comunicação. Jean Charron.Resumo
Nesta entrevista, o pesquisador Jean Charron, da Universidade Laval, no Canadá, argumenta que o paradigma dominante no jornalismo contemporâneo ainda é o “de comunicação”, cuja vigência teria se iniciado nos anos 1970 e 1980. O modelo, descrito por ele e Jean de Bonville em 2004, caracteriza-se pela multiplicação de suportes, pela hiperconcorrência, pela superabundância de oferta de informações e ênfase na função fática do discurso. Para chegar ao conceito de “jornalismo de comunicação”, os autores utilizaram o método weberiano de construção de tipos ideais para contar a história do jornalismo norte-americano a partir do século XVII. Por fim, o autor sustenta que hoje a crise não é do jornalismo, mas do financiamento da sua produção.
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Referências
CHARRON, Jean; DE BONVILLE, Jean. Nature et transformation du journalisme: théorie et recherches empiriques. Québec: Les Presses de l’Université Laval, 2004.
CHARRON, Jean; DE BONVILLE, Jean. Natureza e transformação do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2016.
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