Cibercidanania na República Tecnológica: contribuições info-inclusivas dos novos paradigmas transculturais canadenses(Unesp-Bauru/UofTCanadá /CAPES
Palavras-chave:
Internet. Cibercidadania. Sociedade da Informação. Mídias Digitais.Resumo
Como fruto de um trabalho de pesquisa pós-doutoral (Capes, 2006-2007) – realizado no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto –, este artigo pretende apresentar algumas das principais contribuições info-inclusivas provindas do fenômeno transcultural da sociedade canadense, na constituição das redes de serviços on-line tanto governamentais como privadas. Tais contribuições auxiliaram, em muito, na tentativa de delinear, o mais próximo e preciso possível, as características essenciais da cibercidadania e, junto dela, traçar um perfil do cibercidadão na contemporaneidade. Para tanto, vislumbrou-se os principais e prováveis ônus e bônus das tecnologias do virtual no exercício da democracia participativa, entre outras condições políticosociais, encaradas como desafios e redescobertas da natureza desterritorializada da Internet, o que culminou na produção e organização do livro Cibercidadania – o que é direito e dever no mundo on-line (versões em inglêse português) com edição prevista para 2008.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).